PESQUISA

Google

SEJA BEM VINDO

DAMOS AS BOAS VINDAS A TODOS QUE NOS VISITAM, POIS A SUA VISITA JÁ É PARA NÓS MOTIVO DE INCENTIVO EM NOSSO TRABALHO!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

VISITA DE REPRESENTANTE DO BANCO MUNDIAL NA MICRO BACIA DE SANTA MARIA E CAMBIOCÓ







Representante do Banco Mundial Visita São José de Ubá
No dia 02/04/2009, São José de Ubá , teve a honra de receber a ilustre visita de Nestor Bragnholo, representante do Banco Mundial, acompanhado pelo Superintendente de Microbacias Hidrográficas da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento e Pesca e Desenvolvimento o Interior do Estado do Rio de Janeiro – SMH/SEAAP Nelson Teixeira Alves Filho, Coordenadora SMH/SEAAPI Helga Restum Hissa, Coordenador Regional José Antonio Lopes Zampier. Reuniram-se com o Prefeito Municipal José Hylen Gomes Ney, com o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Magno Vicente.
A reunião, aconteceu na Prefeitura Municipal, a mesma teve como objetivo principal acompanhar o andamento do Projeto RIO RURAL GEF, no município de São José de Ubá . Os trabalhos são financiados pelo fundo ambiental do Banco Mundial/GEF - Global Enviroment Facility para execução do Projeto de Gerenciamento Integrado de Agroecossistemas em Microbacias Hidrográficas do Norte e Noroeste Fluminense / RIO RURAL o mesmo está beneficiando Agricultores Familiares da Microbacia Santa Maria/Cambiocó e incluirá também a Microbacia Córrego de Ubá.
No segundo momento foi realizada uma visita na Microbacia Santa Maria/ Cambiocó, onde tiveram a oportunidade de conhecer o excelente trabalho de Tratamento de Esgoto, que esta sendo implantado na Microbacia Santa Maria/Cambiocó, com recursos da Prefeitura Municipal em parceria com o Governo Federal, visitaram a propriedade do Sr Ulisses Ribeiro Marinho ,beneficiário contemplado com recurso do Projeto Rio Rural GEF, onde estava sendo implantado dois subprojetos Pastoreio Rotacionado e Proteção de Nascentes, ainda estiveram reunidos com o Presidente do COGEM Sr Claudio Roberto Ferreira Cunha, Técnica Executora do Projeto ES-II Emater-Rio Norma Lúcia Vieira os Santos , Técnico Executor Municipal Engenheiro Agrônomo Rodrigo Ribeiro de Moraes, Monitor do Projeto Carlos André Ribeiro de Azevedo, Grupo de Mulheres e Artesãs , representantes do COGEM e beneficiários do Subprojeto do Projeto Rio Rural GEF. Onde os responsáveis puderam mostrar uma das estratégias do eixo central do Projeto que é o trabalho de fortalecimento de organização comunitária para a autogestão sustentável dos recursos naturais, agregando-se conceitos que vêm sendo aplicados na formação de incubadoras de cooperativas e empreendimentos populares ao processo de planejamento participativo da Microbacia.
A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento desenvolve este Projeto com recursos oriundos do Fundo Mundial para o Meio Ambiente. O trabalho vem sendo considerado um marco na história para os Programas de Microbacias, pois, pela primeira vez, um programa coordenado pela agricultura conseguiu acessar um fundo ambiental, no caso o Global Environment Facility (GEF).
Com isto, foi possível demonstrar que as ações realizadas pelos Agricultores Familiares, com apoio dos programas, têm impactos positivos sobre as questões ambientais que afligem o planeta, como a conservação da biodiversidade de importância global, a mitigação das mudanças climáticas, a poluição e o desaparecimento dos rios e a degradação de terras.
O Programa tem como foco o manejo sustentável de recursos hídricos naturais em microbacias hidrográficas, situadas em ecossistemas críticos objetivando alcançar através da percepção ambiental da comunidade, promoverem através de incentivos financeiros a adoção de práticas produtivas sócio-ambientalmente adequadas e promover a transição da agricultura atualmente degradante e improdutiva para uma econômica, social e ambientalmente adequada. Através do trabalho de organização e engajamento em atividades comunitárias, cívicas e de representação, contribuirá para a elevação do capital social, geração de renda e aumento do nível de sensibilização coletiva para as questões ambientais dessa Microbacia, inserindo-os como gestores responsáveis pela manutenção da biodiversidade de importância global da Mata Atlântica, redução da erosão dos solos e aumento dos estoques de carbono nas paisagens terrestres.
Para os agricultores familiares receberem os recursos do Projeto Rio Rural GEF precisam passar , por um processo de seleção dentro das regras do Programa , que é conduzido pelo Comitê Gestor da Microbacia (COGEM) , composto por grupos de identidades de agricultores, mulheres e jovens.

São José de Ubá,09 de maio de 2009

Norma Lúcia Vieira dos Santos
Supervisora Local da Emater-Rio

Nenhum comentário: