PESQUISA

Google

SEJA BEM VINDO

DAMOS AS BOAS VINDAS A TODOS QUE NOS VISITAM, POIS A SUA VISITA JÁ É PARA NÓS MOTIVO DE INCENTIVO EM NOSSO TRABALHO!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

PROJETO DE VALORIZAÇÃO DA MULHER RURAL

PROJETO VALORIZAÇÃO DA MULHER RURAL

EMATER-RIO SÃO JOSÉ DE UBÁ

Extensionista Social-II:Norma Lúcia Vieira dos Santos

PÓS GRADUADA EM EDUCAÇÃOAMBIENTAL E GESTÃO TERRITORIAL

Diante das ações desenvolvidas na sociedade percebe-se que homens e mulheres vivem em um mundo distinto e sendo ainda essas mulheres do meio rural, ou seja, mulheres agricultoras sendo que possuem uma extensa jornada de trabalho, pois, além de atuarem nas atividades domésticas e de subsistência da família, ainda atuam nas atividades produtivas, ao lado do marido em todas as fases da produção, nem sempre a mulher é ouvida, e ainda se constata casos em que elas não tem acesso autônomos aos rendimentos da propriedade, pensando nisto, a EMATER-RIO através do Escritório Local, criou este Projeto visando a valorização da Mulher Rural.

  • Objetivo Geral:

o Incentivar a maior participação das Mulheres Agricultoras da Microbacia da Santa Maria em ações da comunidade.

  • Objetivos Específicos:
    • Valorizar o papel da mulher;

o Criar mecanismos que proporcionem o aumento da renda nas unidades produtivas;

    • Garantir a inclusão da mulher nas políticas, projetos e programas vigentes;

· Incentivar a participação das mulheres nas organizações voltadas aos interesses da classe agricultora;

· Promover o empoderamento das mulheres;

o Orientar e encaminhar para acessar os benefícios sociais relativos à saúde, previdência, educação, meio ambiente e cidadania.;

o Integrar os espaços de produção doméstico promovendo a reflexão crítica dos membros da família quanto a importância da mulher na sociedade.

JUSTIFICATIVA

A ação nos processos produtivos visando contribuir para o crescimento pessoal e para a valorização do papel da mulher na agricultura familiar. Para tanto são propostas as seguintes linhas de atuação:

- Nas ações realizadas com mulheres, buscar desmistificar a idéia de que o trabalho desenvolvido pelas mulheres não possa se transformar em atividade comercial rentável

- As ações de geração de renda permitem a mulher rural uma maior autonomia nas decisões familiares.



ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2007

1ª Reunião das Mulheres Agricultoras.

Na Primeira reunião foi demonstrado a importância e valorização das mulheres e principalmente das agricultoras. E a partir do momento de discussão o próprio grupo sentiu a necessidade da continuação dos encontros e dos trabalhos em grupo.

2ª Reunião das Mulheres Agricultoras.

Na segunda reunião das mulheres o tema discutido foi a criação de um grupo de artesanato pela Extensionista Social-II Sr.ª Norma Lúcia Vieira dos Santos da EMATER-RIO com o tema Valorização da Mulher usando em forma de comparação em ser uma pessoa Galinha e Águia, conforme o belo Livro de James Aggrey em "A águia e a galinha" de Leonardo Boff , onde mostramos que a mulher, não precisa viver em seu meio totalmente limitada, e sim conseguir descobrir as próprias potencialidades e seguir o comando da sua origem natural, colaborando com seu crescimento e desenvolvimento da comunidade.

Na segunda parte o tema abordado foi o Pronaf Mulher mostrando a possibilidade na aquisição de crédito relacionadas com projetos específicos de interesse da mulher integrante da unidade familiar de produtor rural, sempre que o projeto técnico ou a proposta de crédito contemplar atividades agregadoras de renda e/ou novas atividade exploradas pela unidade familiar.

3ª Reunião das Mulheres Agricultoras

Na terceira reunião do grupo de mulheres agricultoras o tema discutido foi o Projeto DRS (Desenvolvimento Regional Sustentável) do Banco do Brasil em parceria com o Projeto GEF, EMATER-RIO, Prefeitura Municipal onde o Projeto escolhido pelo Grupo de Mulheres da Microbacia da Santa Maria foi o de Artesanato Ecologicamente Correto e deu abertura a uma série de discussões para os próximos encontros. Com este tema percebemos que o grupo esta se solidificando e se tornando participativo.


4.ª Reunião das Mulheres Agricultoras

Na quarta reunião das mulheres agricultoras a mesma foi realizada com o Gerente do Banco do Brasil, lideranças da Microbacia da Santa Maria e EMATER-RIO para conclusão na elaboração do Projeto DRS que terá inicio em suas atividades no ano de 2008.

6.ª Reunião das Mulheres Agricultoras

Reunião com alguns representantes do Pré Cogem para tomada de atitudes nas atividades programadas para 2008, com relação ao Projeto Artesanato Ecologicamente Correto com aproveitamento de matéria prima da região dentre outras atividades.

Nenhum comentário: